Desde 2007, o Projeto Bombeiros Mirins e Aspirantes dos Bombeiros Voluntários de Concórdia (SC) forma adolescentes com base em cidadania, disciplina e serviço à comunidade.
Criado por bombeiros e profissionais da cidade, o programa nasceu da admiração dos jovens pela profissão e da necessidade de oferecer educação complementar com foco em prevenção, primeiros socorros e valores cívicos — sem substituir a escola, somando família, escola e entidade.
Em poucas palavras: educar para prevenir, construir caráter e preparar jovens para a vida — e, se desejarem, para o voluntariado no futuro.
O projeto surgiu em 2007, liderado por integrantes da entidade, com o objetivo de padronizar uma trilha formativa para crianças e adolescentes, ampliando oportunidades de aprendizado e convivência. Em 2012, ajustes internos adequaram idades e turmas, consolidando o formato atual (ingresso a partir dos 12 anos completos).
O projeto promove formação cidadã e complementar por meio de:
Idade de ingresso:
a partir dos 12 anos completos (no ato da inscrição).
Público: adolescentes matriculados e frequentes no ensino regular.
Etapas (duração total: 6 anos):
Ao atingir a maioridade, para integrar a entidade como Bombeiro Voluntário, é necessário cursar a Escola de Formação de Adultos da entidade.
O projeto conta com parcerias de órgãos públicos e instituições (assistência social, saúde, educação, segurança, trânsito, conselhos, entre outras), ampliando recursos pedagógicos e abrangência comunitária.
É um programa socioeducativo dos Bombeiros Voluntários de Concórdia que complementa a formação escolar com cidadania, prevenção e noções de atendimento a emergências.
Adolescentes a partir de 12 anos completos, matriculados no ensino regular, mediante edital, seleção e matrícula.
Até 6 anos (Mirim I a Aspirante III), com encontros semanais de 3h em dois módulos anuais.
Acompanhe o edital publicado anualmente (geralmente em novembro/dezembro) com prazos, documentos e datas da seleção.
O uniforme fica por conta dos responsáveis. A participação no projeto é gratuita.
O projeto não habilita diretamente ao serviço operacional. Ao atingir a maioridade, o interessado deve cursar a Escola de Formação de Adultos da entidade para integrar a entidade.