Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil, representa as organizações de bombeiros voluntários no Estado de Santa Catarina e constitui-se em uma sólida Associação, referência nacional, graças ao aprimoramento e qualificação técnica das corporações sob sua chancela.
Além dos serviços operacionais, os bombeiros voluntários mantêm projetos de responsabilidade social, com destaque para os Bombeiros Mirins que têm como o objetivo acolher crianças e adolescentes e trabalhar aspectos de responsabilidade e sentimento de solidariedade, cidadania e ajuda ao próximo.
De acordo com o Relatório de Atividades 2024, a ABVESC soma 5.045 integrantes distribuídos em 32 corporações filiadas entre bombeiros voluntários, bombeiros, voluntários em diferentes atividades dentro das corporações, bombeiros mirins, banda e colaboradores. Atua em 52 municípios prestando socorro a 1,8 milhão de pessoas.
A ABVESC, fundada em 9 de abril de 1994 – proposição do então presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, José Henrique Carneiro de Loyola – inspirado no modelo alemão de associativismo -, surgiu da necessidade de congregar os bombeiros voluntários, padronizar as ações administrativas e operacionais, bem como fomentar o modelo no Estado e país.
Naquela data existiam 11 corporações de voluntários em SC e todas assinaram a ata de fundação bem como os termos do estatuto, eleição do Conselho de Representantes, diretoria e Conselho Fiscal. O grupo ainda definiu as diretrizes de atuação da nova entidade, em cinco tópicos: aumento da participação da subvenção do governo às corporações; campanha institucional; diagnóstico e planos de trabalhos das corporações; divulgação da ABVESC junto aos candidatos a cargos eletivos em 1994; e multiplicação das corporações em Santa Catarina – “Termo de Referência”.
No início da sua atuação, e em consonância com a diretriz de multiplicação do modelo, recebeu apoio da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) e da Defesa Civil estadual. A ABVESC teve papel preponderante na inclusão das corporações na Lei de Utilidade Pública Estadual e, junto ao Governo Federal, a obter a homologação de filantropia. Por meio da Associação, foram viabilizados os convênios com autarquias de telecomunicações, energia e abastecimento de água que possibilitam o recebimento de doações financeiras da comunidade por meio das faturas destes serviços, estratégias que garantem fluxo constante de recursos. Além disso, fomentou a criação de entidades similares representativas em outros Estados, disseminando assim o modelo de bombeiro voluntário.
• Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Arabutã
• Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador
• Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia
• Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Corupá
• Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Guaramirim
• Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama
• Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul
• Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville
• Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul
• Associação dos Profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional de Joinville (Apssoj)
Congregar e fortalecer os bombeiros voluntários em Santa Catarina.
Ser referência nacional em organização de Bombeiros Voluntários.
– Voluntariedade;
– Comprometimento;
– Envolvimento;
– Responsabilidade;
– Ética e transparência;
– Valorização socia;
– Planejamento e gestão participativa;
– Profissionalismo;
– Solidariedade;
Orientar, apoiar, viabilizar, promover, organizar, capacitar, fiscalizar e representar os Bombeiros Voluntários de Santa Catarina.