23/10/2018
Bombeiro voluntário durante ação de combate a incêndio florestal equipado com itens adquiridos por m

Bombeiros voluntários recebem equipamentos
por conta de parceria com o governo do Estado

A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) está fazendo a entrega de equipamentos para as suas 31 corporações filiadas e auxiliando na manutenção das unidades. As ações estão sendo possíveis por meio dos termos de fomento para o investimento e o custeio assinados com o governo do Estado.

Pelo Termo de Fomento para o Investimento a entidade receberá R$ 4,9 milhões para ser aplicado na atualização da estrutura operacional dos bombeiros voluntários e R$ 2,1 milhões em outro Termo de Fomento, que iniciou no final de 2017, para a manutenção dos serviços. O rateio dos recursos entre as unidades filiadas é feito de acordo com a população atendida por cada uma das corporações.

“O apoio institucional e financeiro do governo do Estado tem sido fundamental para a manutenção do modelo bombeiro voluntário”, afirma o presidente da ABVESC, Moacir Thomazi. “A regularidade desse repasse nos permitiu reequipar as corporações e suprir a necessidade de manutenção, e assim atender ainda melhor a população abrangida pelas filiadas da ABVESC”.

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador e coordenador do Conselho de Comandantes da ABVESC, Anderson Caetano de Souza, por sua vez, ressalta a importância de renovação e atualização de frota e equipamentos. A própria corporação de Caçador foi beneficiada com um chassi de caminhão que será transformado em unidade de combate a incêndio (UCI). “São esses recursos que garantem o excelente atendimento prestado há mais de 1,6 milhão de catarinenses”, observa.

Os recursos do termo de fomento para investimentos viabilizaram, por exemplo, aquisição de furgões para ambulâncias (unidade de suporte básico - USB), para unidades de resgate e de transporte de pessoal (automóveis); ferramentas para desencarceramento de vítimas presas em ferragens, equipamento de proteção respiratório (EPR), capacetes para o combate ao fogo, entre outros.

As corporações filiadas a ABVESC também receberam equipamentos de proteção individual como roupas de proteção no combate a incêndios, botas, luvas, além de uniformes operacionais, custeio de alimentação e outros itens de manutenção das filiadas como energia elétrica, telefone etc.

Sobre a ABVESC - A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina, criada em 1994, agrega 31 corporações que atendem 1,6 milhão de catarinenses, prestando socorro às diferentes urgências e emergências relacionadas com a atividade de bombeiro urbano. As filiadas somam mais de 4.900 pessoas em diferentes programas, como bombeiros voluntários operacionais, administrativos, bombeiros mirins, banda de música entre outros.
Fonte: Crédito da foto: Divulgação/Acervo ABVESC