16/10/2018
Dupla de Concórdia no Mundial de Trauma

Os bombeiros Maicol Oro e Luiz Carlos Benini representarão os Bombeiros Voluntários de Concórdia e a ABVESC no Mundial de Trauma que ocorre neste ano, na cidade de Cape Town na África do Sul. Ambos conquistaram a vaga, depois do bom desempenho alcançado após a participação do Encontro Catarinense, o qual encerraram em 2º Lugar e no Encontro Nacional de Trauma, onde classificaram em 3º Lugar.

Os Bombeiros Voluntários de Concórdia participam com integrantes há 6 anos dos Mundiais de Resgate e Trauma, atendendo os objetivos abaixo definidos e vinculando a esta plataforma de aprendizagem, que tem como proposta:

- Desenvolver uma plataforma de ensino para as equipes de resgate, a fim de ajudar encarar os resgates frente às exigências extremas que impõe os acidentes de trânsito com veículos modernos;

- Proporcionar um fórum onde as equipes de resgate de diferentes países se encontrem e compartilhem conhecimento, desenvolvam habilidades e estimulem o “Ingenio” (resolução de casos), o qual culminará em um melhor nível de eficiência e profissionalismo.

A entidade, em Concórdia, traçou alguns objetivos internos para a participação neste tipo de encontro, sendo eles:

- Ajudar a reduzir a mortalidade de pessoas envolvidas em acidentes veiculares através do fortalecimento das capacidades de resposta das equipes de resgate.

- Ser atores ativos do Plano “Década para la Acción en la Seguridad Vial (2011- 2020)”, proclamado pela ONU para reduzir 50% das mortes em acidentes veiculares neste período.

- Retroalimentar o ciclo formativo, com base em novos conceitos ainda não conhecidos por nossos operadores;

Na modalidade do trauma, objetivam-se:

a) Desenvolver uma atitude de “Segurança” entre os operadores;
b) Enfatizar a segurança dos pacientes, operadores e do cenário;
c) Aspirar a alcançar os melhores e mais competentes níveis de Atenção Pré-Hospitalar;
d) Criar um espectro mais amplo de princípios e técnicas de Resgate Veicular;
e) Desenvolver uma avaliação/aproximação sistemática de Comando de Incidentes;
f) Estimular o “Ingenio” em termos de destrezas e práticas das equipes;
g) E através da cooperação mutua realizar o desenvolvimento de um código de melhores práticas na atividade.

Um pouco mais sobre os participantes

Maicol Roberto Oro, um dos membros da dupla, casado, pai de duas filhas sendo uma de nove anos e outra, a caminho, já que a esposa está grávida, com 31 semanas de gestação. Oro, trabalha na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, como carteiro, há oito anos.

Bombeiro há dois anos, começou a participar das equipes de resgate e trauma no ano passado, participando de competições em Joaçaba/SC e Curitiba/PR com sua colega de trauma Caroline Albiero.

“Trabalhar direcionado ao trauma para mim é muito importante, pois reflete direta e unicamente no atendimento de rua em pacientes reais. São protocolos voltados a esses tipos de atendimentos, com diferentes situações, desde um ferimento, até uma amputação de um membro do corpo”.

Parceria

“Neste ano com a parceria de Luiz Carlos Benini, participamos de uma seletiva estadual em Concórdia SC, logo após a seletiva nacional em Curitiba PR, com classificação para o mundial de trauma na Cidade do Cabo na África do Sul. Isso com certeza é uma experiência ímpar, pois não sabemos se terá outra, até porque o nível das equipes é muito alto”.

Expectativa

“Temos boas expectativas para essa competição, pois os treinamentos foram intensos, com muita dedicação tanto da nossa parte, como da corporação inteira, desde a vítima a parte de avaliação, tudo feito por colegas de farda. E sem contar que estamos representando uma entidade de renome internacional por já participar de mundiais em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017. Vamos em busca de bons resultados, independentemente de quais forem, mas acima de tudo, conhecimento para aplicação nos atendimentos a população”.

Já Luiz Carlos Benini, afirma que está sendo um aprendizado muito bom “porque, o que nós praticamos nas competições reflete na rua, no dia a dia, e quem ganha muito com isso é a sociedade. A cada evento que participamos levamos mais conhecimento para nós e para os demais colegas, isso está sendo uma experiência única por que começamos do zero”.

Com pouco conhecimento, com muita ajuda de colegas, com muita dedicação e treino, conquistamos a vaga para o mundial onde espero poder representar todos os Bombeiros Voluntários do Brasil em especial minha corporação que tem me dado apoio e um voto de confiança, relata Luiz.