O Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia atua no trabalho de prevenção contra incêndios a cerca de 15 anos.
O quadro de funcionários é composto por:

- Engenheiros Civis;
- Técnico em Eletrotécnica;
- Engenheiro Elétrico;
- Técnica em Segurança do Trabalho;
- Técnica em Edificações;
- Bombeiro(a);

As Vistorias para liberação dos documentos emitidos são realizadas de forma a garantir a segurança dos locais e estabelecimentos comerciais e residenciais, eventos transitórios, reuniões de público, com a finalidade de conferir se os sistemas e dispositivos de segurança permanecem em condições normais de funcionamento e em conformidade com as previsões do Projeto Preventivo contra incêndio.
Para a Aprovação de projetos para análise é necessário a apresentação dos seguintes itens:

- Duas Cópias de pranchas do projeto preventivo contra incêndio;
- 1 Cópia de prancha arquitetônica;
- ART do responsável técnico;
- 2 Cópias do memorial descritivo contra incêndio;

Os prazos para análise são de 15 a 20 dias da entrada do projeto podendo haver algumas alterações neste, caso houver necessidade.

Para a realização da vistoria pra Habite-se é necessário o projeto estar aprovado pela equipe do CAT do Corpo de Bombeiros Voluntários e ser encaminhado às seguintes documentações:

- Preenchimento do requerimento de vistoria para habite-se, o qual está em anexo.
- Caso o projeto apresente SPCDA (Sistema Preventivo Contra Descarga Atmosférica, Sistema Hidráulico Preventivo ou Central de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), deve ser encaminhado laudos da execução juntamente com a ART do responsável.

Para as vistorias anuais ou abertura de empresas são necessários seguintes documentos:

- Cartão CNPJ ou CPF;
- Documento que comprove a metragem do local;
- Telefone para contato

Também utilizamos o sistema REGIN da prefeitura para o recebimento de documentação.
Através do Parecer Técnico de Conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia no Setor do CAT é atestada a Segurança dos locais e, com fundamento nesses documentos, a Prefeitura, Vigilância Sanitária e Delegacia Regional de Policia, expedem os seus respectivos documentos, como alvarás de funcionamento, liberação para eventos, alvarás de habite-se, de acordo com suas respectivas competências.

Para os locais que apresentam adequações ou irregularidades com relação à segurança contra incêndio é expedido o Relatório de constatação de Inconformidade para conhecimento e para providenciar tais constatações.
Após serem realizadas as adequações a empresa entra em contato com o Centro de Atividades Técnicas para nova vistoria no local e respectivamente a emissão do documento.

Contato direto com o CAT – 49 . 3444 9311
Keli, Emanuela e Flávia.